Os sopradores possuem lóbulos trilobados, com perfil conjugado que giram em sentidos diferentes no interior de um corpo, aprisionando o ar ou gases na câmara formada entre o rotor e o corpo. O ar ou os gases serão conduzidos rumo à descarga da máquina, onde o ar ou gás deslocado é pressurizado pelas resistências e encontrará uma contrapressão que causará o automático ajuste de pressão à pressão encontrada no próprio sistema.
O rotor trilobado possui uma maior resistência e melhor distribuição da pressão em torno de cada lóbulo, que ocasionam a redução dos picos de pressão causados pelo retorno dos gases nas câmaras formadas entre os lóbulos e o corpo do soprador. Este sistema permite que a máquina opere com um ciclo de pulsações 30% superior ao rotor bilobado, melhorando a uniformidade do fluxo.
A câmara de bombeamento dentro da qual os lóbulos transportam o ar da sucção à descarga, é selada por meio de um disco defletor de óleo trabalhando em conjunto com anéis de vedação, que que impedem a entrada de vapores de óleo na câmara de bombeamento.
Os lóbulos trilobados e o eixo constituem um conjunto mais rígido do que os conjuntos de eixo e lóbulos bilobados, além de possuírem uma distribuição melhor da pressão em torno dos lóbulos. Isto resulta em esforços radiais menores, diminuindo as cargas nos rolamentos aumentando a vida útil, permitindo menor vibração e maior velocidade, acarretando na adoção de equipamentos menores e reduzindo o custo da instalação.
As câmaras de bombeamento são dotadas de redutores de pulsação e ruído. Além disto, os rotores trilobados geram uma freqüência de pulsação/ruído maior do que os bilobados o que permite a redução de pulsações/ruído de modo mais simples.
A lubrificação das engrenagens e rolamentos é efetuada por salpicamento, por meio de anéis salpicadores em banho de óleo. A vedação no eixo de saída é efetuada por meio de vedadores metálicos de mancais, que ao contrario dos normais retentores de borracha não tem contato com o eixo. O sistema elimina os vazamentos de óleo reduzindo as paradas e perdas de tempo para manutenção e o consumo de óleo.
Feitos e máquinas de comando numérico de elevada precisão CNC, utilizadas especificamente para este serviço, que fazem com que seus componentes tenham uma elevada eficiência volumétrica garantindo a performance dentro de suas especificações.
Efetuada por meio de labirintos garante a mínima perda de ar pelos eixos e a não entrada de óleo no corpo do soprador.
Lóbulos com elevada rigidez em ferro fundido de alta qualidade dotados de eixo passante em aço liga especial.
Extremamente robusto, fabricado em uma única peça de ferro fundido para garantir elevada resistência mecânica e durabilidade.
Calculados para oferecer operação continua de até 100.000 horas nas máximas condições operacionais.
Pressões máximas suportadas: